Conceito: Visão geral das camadas
Nível de dificuldade:Iniciante
O aplicativo Vectorworks diferencia dois tipos de camadas, cada uma com sua própria finalidade:
Camadas de projeto são usadas para desenhar e modelar os elementos de um projeto. Elas contêm os elementos do desenho e podem ser empilhadas, ocultas, dimensionadas e reorganizadas. As camadas de projeto são exibidas com uma borda cinza fina (quando o limite da página é exibido).
Camadas de folha são usadas para criar versões de apresentação do desenho finalizado. Isso pode incluir janelas de visualização, bordas de blocos de título, notas e outras anotações. As camadas de plotagem estão sempre em uma escala 1:1 e configuradas para a visibilidade Somente Ativo e a vista Topo/Planta (veja Criando viewports de camada de folha). No entanto, as janelas de visualização exibidas em uma camada de plotagem podem ter diferentes escalas, vistas, modos de renderização etc. As camadas de folha exibem uma borda cinza larga que representa a área de margem de impressão.
Camadas possuem características específicas utilizadas no desenho e na estruturação de arquivos:
As camadas de desenho são empilhadas por padrão na ordem em que são criadas (com novas camadas colocadas no topo), mas a ordem de empilhamento pode ser alterada. Reordenar as camadas permite mover todos os objetos contidos em cada camada para outro local, sem realmente modificá-los ou alterar sua posição dentro da camada.

É possível definir uma distância entre as camadas de desenho, em vez de deixá-las empilhadas umas sobre as outras. As camadas de projeto podem definir automaticamente valores de elevação padrão para os objetos que elas contêm. Elas criam divisões estruturais naturais dentro de um projeto para objetos em andares diferentes ou em localizações verticais diferentes dentro de um mesmo andar.
Camadas de projeto podem ficar visíveis, invisíveis ou em meio tom. Crie camadas de projeto com objetos que sempre devam ser exibidos ou camadas que contenham objetos para exibição somente em momentos específicos. Controle a visibilidade das camadas de projeto para limitar a necessidade de criar novos objetos. As camadas de plotagem exibem sempre apenas a camada ativa.

Tanto as camadas de projeto quanto as janelas de visualização de camadas de projeto (recurso disponível apenas no Vectorworks Design Suite) podem ser exibidas em diferentes escalas de desenho, permitindo a visualização de todos os aspectos de um projeto, desde o modelo do terreno até os detalhes.
As camadas de projeto podem ser visualizadas em 3D. Por exemplo, se o primeiro piso, o segundo piso, o subsolo e a cobertura de uma casa forem colocados cada um em sua própria camada de projeto, não somente a planta de desenho 2D poderá ser impressa para qualquer uma dessas camadas, mas as camadas de projeto também poderão ser visualizadas juntas em 3D, criando um modelo de uma casa totalmente formada.
Janelas de visualização podem ser usadas para exibir diversas vistas do projeto finalizado, seja em camadas de projeto (recurso disponível apenas no Vectorworks Design Suite) ou em camadas de plotagem. Em uma viewport, um edifício pode ser visto em planta baixa, e em outra janela, em vista lateral ou perspectiva. As camadas de projeto originais permanecem inalteradas.
No Vectorworks, é possível referenciar camadas de projeto específicas de outro arquivo, incluindo todas as classes e recursos usados nessas camadas, além de quaisquer recursos do arquivo referenciado. Quando um item referenciado no arquivo mestre sofre alterações, essas alterações são refletidas no arquivo de destino. Veja Conceito: Referenciando Camadas.
No Architect e Landmark, as camadas de projeto podem ser associadas opcionalmente a andares que contenham objetos. andares definem elevações absolutas no modelo do edifício, enquanto camadas podem ser definidas com uma elevação relativa ao andar. Este método de organização de arquivos facilita muito o gerenciamento das camadas de um edifício e de determinados objetos associados, como paredes e colunas. Veja Configurando a estrutura da construção com andares.
No Vectorworks Architect, é possível especificar uma elevação do plano de corte para uma camada de projeto. Quando o plano de corte é ativado para a camada, os objetos híbridos automáticos, os elementos estruturais, as paredes e as fachadas de pele de vidro (incluindo os objetos dentro das paredes, como janelas) e os elementos das paredes são exibidos com a aparência definida pelo plano de corte. Essa aparência pode ser definida por material, por classe ou especificada nas configurações do objeto.
